Indicação:
Nevralgex está indicado no alívio temporário da febre e de dores de leve a moderada intensidade como:
- Dor de cabeça;
- Dor nas costas;
- Dor muscular;
- Enxaqueca;
- Cólica menstrual;
- De gripes e resfriados comuns;
- Dor de artrite;
- Dor de dente.
Nevralgex é indicado no alívio dos sinais e sintomas de artrite reumatoide, osteoartrite, reumatismo articular, nos traumas relacionados ao sistema musculoesquelético, quando estiverem presentes componentes inflamatórios e dolorosos. Nevralgex está indicado ainda no alívio da dor após procedimentos cirúrgicos em Odontologia, Ginecologia, Ortopedia, Traumatologia e Otorrinolaringologia.
Contraindicação:
- Hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula ou a derivados de pirazolonas.Também não é indicado para pacientes com glaucoma, úlcera péptica, obstrução do colo da bexiga e miastenia grave.
Não deve ser usado por pessoas com história prévia ou atual de úlcera gastroduodenal (do estômago ou duodeno) ou sangramento gastrintestinal. Não deve ser usado durante os últimos 3 meses de gravidez.
Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
Precauções:
- Em tratamentos prolongados, deve-se controlar o perfil hematológico, com hemogramas frequentes, e também a função hepática e renal do paciente.
- Nevralgex não deve ser utilizado concomitantemente com álcool, propoxifeno ou fenotiazínicos.
- Nevralgex não deve ser utilizado para tratamento de rigidez muscular associada ao uso de antipsicóticos.
Gravidez e lactação:
- A dipirona atravessa a placenta, mas não há evidência de que Nevralgex seja prejudicial ao feto: a dipirona não demonstrou efeito teratogênico em ratos e coelhos e a fetotoxicidade somente foi observada em altas doses que seriam tóxicas à mãe. Não existe experiência com o uso de Nevralgex em mulheres grávidas.
- Recomenda-se não utilizar Nevralgex durante os primeiros 3 meses da gravidez. O uso de Nevralgex durante o segundo trimestre da gravidez só deve ocorrer após cuidadosa avaliação do potencial risco/benefício pelo médico.
- Nevralgex, entretanto, não deve ser utilizado durante os 3 últimos meses da gravidez, visto que, embora a dipirona seja uma fraca inibidora da síntese de prostaglandinas, a possibilidade de fechamento prematuro do ducto arterial e de complicações perinatais devido ao prejuízo da agregação plaquetária da mãe e do recém-nascido não pode ser excluída.
- A segurança de Nevralgex durante a lactação não está estabelecida. A lactação deve ser evitada até 48 horas após o uso de Nevralgex, devido à excreção dos metabólitos da dipirona no leite materno.
Pacientes idosos
- Podem sentir certo grau de confusão mental com a administração do produto. Deve ser considerada possível insuficiência na função renal e hepática.
Outros grupos de risco
- Nevralgex deve ser utilizado com cautela em pacientes com taquicardia, arritmias cardíacas, insuficiência coronária ou descompensação cardíaca.
Em pacientes com deficiência de protrombina, a dipirona pode agravar a tendência à hemorragia.
Alterações na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
- Nevralgex pode prejudicar a capacidade do paciente para o desempenho de atividades como operar máquinas ou conduzir veículos.
Sensibilidade cruzada
- Pacientes que apresentam reações anafilactoides à dipirona podem apresentar um risco especial para reações semelhantes a outros analgésicos não-narcóticos.
- Pacientes que apresentam reações anafiláticas ou outras imunologicamente-mediadas, ou seja, reações alérgicas (ex. agranulocitose) à dipirona podem apresentar um risco especial para reações semelhantes a outras pirazolonas ou pirazolidinas.
Modo de uso:
1) Você deve tomar os comprimidos com líquido (aproximadamente ½ a 1 copo), por via oral.
Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado. Leia a bula.